Inúmeros produtos, diversos tons de pele. Como escolher o produto certo?

Produto certo para cada tom de pele (por horário)

Diante de muitas marcas, modelos, cores e diversas texturas, as maquiagens causam dúvidas na hora de escolher qual é o mais indicado, qual vai ficar bom na sua pele ou ainda qual vai te deixar mais bonita e causar o efeito desejado.

É importante destacar que usar maquiagem não é apenas escolher e aplicar sempre a mesma. Precisa ser levado em consideração o horário em que você mais vai precisar dela. Maquiagem de dia pode ser mais leve, já que há mais luz para realçar as linhas e as cores. Maquiagem para noite deve ser mais forte, com cores mais vibrantes para causar o efeito desejado.

Por isso as empresas de cosméticos desenvolvem tantos produtos, pois cada tom de pele vai pedir um produto diferente, para horário diferente e momento diferente. Não esqueça, batom vermelho vai chamar mais atenção do que às vezes você quer chamar. Se não tem intenção disto, cuidado para não ser cafona.

Escolhendo o produto

Diferentes tons de pele

Nem precisava colocar, mas veja a figura ao lado. Os tons de pele são diferentes, não? Pois é. Os produtos precisam ser também. Mas como escolher o mais indicado às vezes pode se tornar um desafio nem sempre muito agradável para quem não entende muito.

Primeiro você precisa verificar se o produto que você ouviu dizer é fabricado na tonalidade que você precisa. Nem sempre todos os produtos são desenvolvidos em todas as tonalidades. Isto porque alguns corantes podem dar texturas e consistências diferentes que podem gerar alterações não corrigíveis pela fábrica. Por isso leve sempre isto em consideração.

A figura em destaque no início deste post ilustra bem isso. No momento da compra verifique a cor do produto que você está comprando pela tonalidade da sua pele. Cuidado com a tela por onde você está vendo, nem sempre um monitor é fiel as cores apresentadas. Por isso tente identificar o nome de um produto que você já teve acesso fisicamente para não errar na escolha.

Pessoas orientais podem ter a pele mais clara, embora algumas regiões do Japão são conhecidas por povos com pele mais escura, por isso aquele papo de “pele amarela” nem sempre é verdade.

Abaixo uma outra figura para ilustrar as diferentes tonalidades de pele.

Diferentes tons de pele

Diferentes tons de pele

Então, na hora de comprar uma base, um hidratante facial com base, um batom, um lápis de olho, preste atenção para não errar. Um tom de pele pode ser realçado ou até ficar diferente com um produto aplicado.

O mesmo vale para os olhos. Olhos claros ficam mais detacados com contornos de tons mais escuros e esfumaçados, realçando as cores da íris. Olhos castanhos escuros são mais destacados com contornos de cores mais suaves, com a base mais clara para iluminação.

A boca, como já falamos, também pode ser destacada com cores mais fortes para a noite e mais suaves para dias claros. Se no evento em que você está tiver fotógrafos, tenha sempre na bolsa o mesmo batom que você está usando, para retocar antes do clique. Ninguém quer aparecer mal da foto, por isso esteja sempre preparada.

 

Gostou deste artigo? Deixe seu comentário com sua experiência de usar a maquiagem certa. E por que não, dúvidas também são bem vindas.